segunda-feira, 4 de maio de 2009

Programa de Higiene Bucal


MINHA BOCA TEM LÍNGUA
Programa de Higiene Bucal

O que o leitor entende e pratica como sendo higiene bucal? Qual a orientação que você tem tido? Difere muito da exigência dos pais e/ou orientadores dos tempos de criança? Talvez no fio dental, não?

Pois é! A Odontologia (com seus Dentistas) tem sido “omissa” em assunto de grande importância para todas as pessoas e recomenda uma prática limitada de quem só é “tratador de dentes”, como se não estivesse cuidando de “ser humano inteiro e indivisível”. Muito menos lhe permitindo um avançar no que se faz, se diz e se orienta em relação à sempre “escovar dentes para não ter cárie”, que todos nós escutamos de pessoas leigas, desde que nos entendemos.


E onde está a odontologia brasileira avançada, repleta de avanços tecnológicos, técnicas e equipamentos, que ainda engatinha no simples, no corriqueiro?


Há doze anos lançamos na Universidade Estadual de Feira de Santana, o Programa de Higiene Bucal MINHA BOCA TEM LINGUA. Muito simples, abrangente, lógico, assimilável por qualquer pessoa de qualquer nível de compreensão, justamente porque o que estimula as pessoas a fazerem; elas sentem e comprovam imediatamente. Interessa exatamente a todas as pessoas do mundo.


O seu Dentista já manifestou alguma atenção com seu paladar? Com seu BOM HÁLITO, fundamental na sociabilidade de todos nós! NÃO? Que pena...! O seu “tratador de dentes” está precisando evoluir para CUIDADOR DA SUA SAÙDE, pelas boas práticas, motivações e estímulos que possa lhe passar; de coisas simples, acessíveis. Ou será que sempre lhe recomendam desnecessariamente a escova mais cara daquele painel que têm no consultório, e nunca sequer lhe falaram que depois de um mês de uso deve trocar a escova que está impregnada de sujeira, bactérias, fungos etc. Já foi orientado na quantidade de pasta/creme que deve por na escova, do tamanho de um grão de arroz? Mais que isto é desperdício; você joga fora na primeira cusparada.


É...! Atente se seu “tratador de dentes” não está trabalhando mais para a indústria cosmética do que para você que o paga. Desconverse, fale outra coisa, mude o assunto quando você estiver sendo atendido e o profissional justificar que usa material e equipamento importado. Muitas vezes é mais barato que o nacional e nem sempre é a melhor opção. Diga que você gosta e confia no trabalho dele, mas cobre que ele, se não pratica por opção, o que é uma pena, pelo menos conheça esta REVOLUÇÂO para o simples, em Higiene Bucal Completa, do Programa de Higiene Bucal MINHA BOCA TEM LÍNGUA desenvolvido pelo profº Julio Motta da Universidade Estadual de Feira de Santana. E o apresente para seus clientes, para todos experimentarem e assim redirecionar sua prática, com elevação da autoestima, do bem estar, que interessa e agrada a todos que se gostam e se cuidam.


Você entende que com a língua limpa, papilas gustativas ativas e estimuladas, poderá apreciar melhor os sabores dos alimentos e de tudo que põe em sua boca? Legal, tem a chave do nosso Programa:


Programa de Higiene Bucal MINHA BOCA TEM LÍNGUA:


1 - Higiene bucal completa de língua, dentes e bochechas antes e depois das refeições,

antes e depois de dormir;

2 - Higiene bucal a qualquer hora. Livre arbítrio. Você é um ser social. Relacionamento

humano é importantíssimo. A boca é seu cartão de apresentação;

3 - Fazer bochechos mesmo com água, sempre que possível. Quanto mais, melhor para

neutralizar o ph da boca lhe proporcionando conforto e bem estar;

4 - Ingerir e eliminar líquido com freqüência, mantendo o equilíbrio hídrico do corpo;

5 - Ingerir alimentos em intervalos máximo de 2 horas, evitando mau hálito pela queima das gorduras de reserva do próprio organismo.


OBJETIVOS:


1 - Resgatar e proporcionar bem estar bucal e geral, importante na qualidade de vida das pessoas, com motivação e estímulo capazes de sustentar esta NOVA e SIMPLES PRÁTICA de Higiene Bucal, acessível e de baixo custo operacional.

2 - Ativar funções específicas e sentido do sistema estomatognático. Tratar de maneira simples e efetiva as pessoas internadas em hospitais, doentes em geral e específicos como diabéticos que têm hálito cetônico; como os renais crônicos que experimentam desagradável sabor de urina na boca; em idosos com perda do paladar, etc. Para todos citados, a prática deste programa de Higiene Bucal é um tratamento gostoso de fazer, porque melhora sentidos, estimula autoestima.

3 - Levar estímulo, motivação e bem estar, mostrando que existe maneira simples e prática de ATIVAR O PALADAR e apreciar melhor o bom sabor do que ingerimos, numa prática que rompe a mesquinha e pequena correlação de ESCOVAR DENTES PARA NÃO FICAR DOENTE (ter cárie). Isso nunca motivou qualquer pessoa!


“MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO COM O LÚDICO, COM PRAZERES; o controle de doenças vem a reboque, sem sequer falarmos nelas.”


Higienize a boca para:

Sentir o gosto dos alimentos;

Beijar socialmente e na expressão do amor;

Sentir o prazer de ser limpo.


Estamos à disposição - email: julio-motta@ig.com.br


Julio Motta

Nenhum comentário: