quarta-feira, 10 de junho de 2009

Odontologia em Foco


Dia 02/06, no Auditório da Fábrica de Calçados DASS em Santo Estêvão, houve um importante encontro de Odontologia, quando foram abordados assuntos de inteira relevância em nossa atual realidade socio-política. Estiveram presentes as equipes de Saúde Bucal do Município de Antônio Cardoso. Embora convidadas, as equipes de Saúde Bucal dos Municípios de Rafael Jambeiro e Ipecaetá não compareceram ao evento.

Os apoiadores da 2ª DIRES na Atenção Basica: Carlos Augusto Falcão da Silva (Cirurgião-Dentista), Maria Wiclea Danta Lobo (Enfermeira) e Iracema Teles Bandeirad de Melo (Sanitarista), abordaram o Controle Social nos vários seguimentos profissionais. Também se fez presente o Dr. Julio Cesar Motta Pereira, professor na UEFS. Na oportunidade, foi falado sobre o Banco de Dentes Humanos (BHD) da Universidade Estadual de Feira de Santana e sobre o Programa de Saúde Bucal "Minha Boca tem Língua" de autoria do mesmo.

A participação da comunidade na verificação, bem como no acompanhamento das ações da gestão pública e na execução das políticas públicas é de suma importância. Participar do planejamento, monitorando, fiscalizando e avaliando os objetivos, processos e resultados requer uma sociedade organizada.

Portanto, um dos temas abordados foi a necessidade de se formar os Conselhos Locais de Saúde e de se conhecer o Conselho Municipal de Saúde, sem os quais, o Controle Social não pode ser exercido efetivamente.

Um outro ponto bastante relevante dessa discussão foi a necessidade urgente de uma maior participação do Cirgião-Dentista, ASB e TSB nesse processo. Parece ainda haver uma apatia muito grande dos odontólogos quando se trata das políticas públicas de saúde.

Mesmo chegando atrasada , mas a Odontologia tem sido cada vez mais inserida na Saúde Pública. Assim sendo, é uma necessidade desses profissionais se adequarem a estas mudanças.

O Controle Social é parte organizacional e fundamental do SUS. Sem ele, com certeza, os resultados nunca serão plenos, ou pelo menos satisfatórios.

As equipes de Saúde Bucal precisam acordar e conquistar o seu espaço como parte atuante e contribuinte das equipes de Estratégia Saúde da Família no processo evolutivo de reorganização da Saúde em nosso País.

Dia 16/06, às 14:00h , a 2ª Dires, através dos seus apoiadores, estará realizando o encontro em Feira de Santana, na Secretaria Municipal de Saúde.

Com o objetivo de avaliar os avanços, já estão marcados encontros de retorno em alguns Municípios. Vejam a agenda abaixo:

  • Dia 05 de Agosto – Em Ipirá, com as cidades: Serra Preta, Anguera e Pintadas;
  • Dia 18 de Agosto – Em Irará, com as cidades: Santanópolis, Ichú, Candeal, Santa Bárbara e Tanquinho;
  • Dia 25 de Agosto – Em Santo Estêvão, com as cidades: Antonio Cardoso, Rafael Jambeiro e Ipecaetá.


ESB da EESF - Urbis

Santo Estêvão, 09/06/09

Nenhum comentário: